As alterações ambientais, como as mudanças climáticas e impactos humanos têm vindo, nos últimos tempos, a afetar o ecossistema marinho influenciando a qualidade e segurança do pescado selvagem, revelando-se este, um desafio global na indústria pesqueira e em toda a cadeia de valor alimentar. Neste sentido, uma das linhas de investigação do Vertical Fish incide sobre a saúde do peixe selvagem, nomeadamente na criação e identificação de novos métodos de rastreabilidade, assim como no desenvolvimento de soluções no campo da biotecnologia azul, que visam garantir a qualidade do peixe e detetar peixe parasitado. A implementação de medidas de identificação rápida da origem de peixe, permitirá detetar casos de menor qualidade ou de fraude alimentar, contribuindo, assim, para a redução do desperdício alimentar.

A segunda linha de investigação incide na construção de sistemas modulares, promovendo uma estratégia de desperdício zero onde produtos ou subprodutos de uma etapa da produção possam ser reutilizados noutra, através de organismos de baixo nível trófico.

O LowTrophAqua procura resolver esse problema desenvolvendo soluções inovadoras, incluindo identificar espécies de baixo nível trófico que podem reter os nutrientes não utilizados pelos peixes-alvo. Esses organismos complementares podem transformar esses nutrientes em biomassa valiosa, através da aplicação de ferramentas de biotecnologia azul.

OBJETIVOS VERTICAL FISH

Compreender a génese do problema, ou seja, entender a origem (zonas de pesca e/ou espécies mais vulneráveis a parasitas) e as condições ambientais que desencadeiam o aumento de parasitas.

Desenvolver uma tecnologia eficiente capaz de garantir, detetar e separar peixes parasitados que chegam aos centros de distribuição, ou noutros contextos considerados relevantes.

Identificar as melhores espécies complementares capazes de capturar nutrientes em diferentes sistemas de aquacultura.

Desenvolver sistemas modulares que permitam a produção dessas espécies complementares de forma autónoma.

Testar e validar esses sistemas em ambientes empresariais de aquacultura.

Analisar e explorar a biomassa produzida por essas espécies complementares em diferentes tipos de aquacultura.