Carla Sousa, bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa Doutoral de Ciência Animal do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi recentemente distinguida com o prémio de Melhor Student E-Poster na conferência AQUA 2024, que decorreu em Copenhaga, na Dinamarca. Este reconhecimento internacional destaca o impacto do seu trabalho de investigação, que está a ser desenvolvido no CIIMAR/CIMAR-LA, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto, em colaboração com o B2E CoLAB e com o apoio da MC.
O poster premiado insere-se no projeto Vertical Fish e explora a qualidade nutricional, sensorial e a segurança de peixes selvagens como a pescada europeia e a faneca, procurando oferecer peixe mais saudável e seguro aos consumidores.
Os resultados desta investigação serão valiosos para o desenvolvimento de políticas mais eficazes para assegurar a segurança dos produtos do pescado, bem como para a criação de novas tecnologias e processos para manter e melhorar a qualidade dos produtos pesqueiros.
Este prémio no AQUA 2024 reflete o contributo significativo da equipa de investigação para o avanço do conhecimento na área da ciência animal e a sua relevância para a qualidade e segurança alimentar.
O projeto Vertical Fish, inserido no Pacto Português para a Bioeconomia Azul e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é liderado pela MC e conta com a participação de diversas entidades, desde empresas, a universidades, centros de investigação e centros tecnológicos, nomeadamente A4F, B2E – CoLAB para a Bioeconomia Azul (B2E CoLAB), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), INESC-TEC, Neadvance, Seaentia, Universidade de Aveiro e Universidade do Minho.